Moção Reivindicativa à Assembleia Legislativa do Estado do Paraná

Moção Reivindicativa à Assembleia Legislativa do Estado do Paraná

A Associação Brasileira de Medicina Legal e Perícia Médica, entidade representativa da atividade Médico Pericial no Brasil, vem através desta moção reivindicar aos senhores Deputados a devida e necessária reflexão no Projeto de Lei Complementar nº 167/2022, que trata de alterações nas carreiras de profissionais lotados na Polícia Científica do Estado do Paraná.

Considerando que este Projeto de Lei prejudica de várias formas a carreira de Médico Legista, profissão diversas vezes centenária.

Chamamos a atenção de vossas Excelências para o que se pretende de forma inadequada alterar na estrutura da carreira de Médico Legista, a começar pelo nome da atividade profissional que é privativa de médico, de acordo com a Lei do Ato Médico e ainda referido no Código Penal e no Código Processual Penal.

As diversas funções e procedimentos contidos nas atividades da Polícia Científica, como por exemplo: os trabalhos dos Médicos Legistas, dos Odonto-Legistas, dos Químicos, Biólogos, Geneticistas, Laboratoristas, Estatísticos etc. foram trocados por Perito Criminal de 20 e 40 horas, o que é um contrassenso na acepção da palavra.

Enfatizamos finalmente, que subscrevem esta Moção e aprovaram os seus termos os Delegados da Associação Médica Brasileira, do Conselho Federal de Medicina, da Federação Nacional dos Médicos e da Federação Médica Brasileira, reunidos em sessão plenária final, na cidade de Brasília no dia 30 de junho deste ano no XIV Encontro Nacional das Entidades Médicas.

José Jozefran Berto Freire

Últimas Notícias